Sobre la revista

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Sociologia - RBS é o periódico científico da Sociedade Brasileira de Sociologia. Lançada em 2013 e com periodicidade quadrimestral desde 2017, a revista tem como propósito divulgar e aprimorar a produção sociológica brasileira e internacional resultante de pesquisas originais e inéditas na área da Sociologia e das Ciências Sociais sobre as sociedades contemporâneas. A RBS se dirige ao público acadêmico e científico especializado, bem como ao público mais amplo interessado no debate sociológico. 

O escopo da Revista Brasileira de Sociologia inclui artigos de natureza acadêmica e didática, que apresentem reflexões teóricas originais e resultados de pesquisa empírica sobre temas relevantes para a sociologia contemporânea. A revista compreende as seguintes seções:

Artigos

Os artigos originais e inéditos são recebidos em fluxo contínuo e devem refletir a produção acadêmica e científica sociológica e participar no debate acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas, tratando de questões acadêmicas e de natureza didática.

Dossiês

Os dossiês serão selecionados a partir de edital público publicado no site da RBS, cujos critérios a serem atendidos são: (1) relevância da temática para o campo da sociologia, (2) liderança acadêmica de seus proponentes e (3) interesse da proposta para a internacionalização do debate sociológico.