Sobre la revista

Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos serão submetidos à avaliação cega, por dois especialistas "ad hoc" e, havendo divergência, à critério do editor chefe.
Os critérios a serem julgados pelos avaliadores são: Adequação do título ao texto; proposição dos objetivos; clareza e definição no Material e Métodos e no Resultado e Discussão;Conclusão pertinente aos objetivos propostos.
O tempo padrão para a conclusão de uma avaliação é de 20 dias e a identidade dos avaliadores não serão reveladas aos autores.
 
Periodicidade
Semestral
 
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
 
Conselho Editorial

Para garantir a credibilidade e divulgação consciente, o Conselho Editorial é composto mediante indicação dentre os membros da Diretoria Executiva que, juntamente com os Editores decidem as diretrizes e políticas que norteiam o periódico, além do apoio financeiro para a sua manutenção e publicação.

 

Comitê Científico

O Comitê Científico é composto por docentes nomeados pela Coppex, que analisam os conteúdos e avaliam, de maneira imparcial e democratica a conveniência ou não, de encaminhar o artigo para a avaliação cega por pares.

Os membros do Comitê científico formam um colegiado , com a missão precípua de garantir o caráter científico e a qualidade das publicações e ainda, dar suporte técnico no repasse de informações. Podem indicar revisores e pareceristas. Manifesta-se sobre questões éticas pertinentes à gestão editorial, garantindo a credibilidade acadêmica.

 

Condições de Submissão

Será cobrado uma taxa de R$ 120,00 por publicação, que deverá ser pago após a aceitação do artigo. O pagamento da taxa de submissão do trabalho poderá ser realizado de duas formas:  

 

  1. BOLETO BANCÁRIO: enviar e-mail para a centraldoaluno@itpacporto.edu.br solicitando a taxa de pagamento para publicação em revista.

    Observações: Para solicitação de pagamento via e-mail o vencimento da data de pagamento do boleto será para o mesmo dia da solicitação.

    Após a realização do pagamento, o autor deverá encaminhar o comprovante por e-mail para revistacientifica@itpacporto.edu.br .

     

    2. CARTÃO DEBITO: o autor deverá comparecer à central de atendimento do ITPAC PORTO.
    Obs: Após a realização do pagamento, o autor deverá encaminhar o comprovante por email para revistacientifica@itpacporto.edu.br.

     

 

Submissões 

Submissão on-line

A submissão dos trabalhos dar-se-á pela plataforma https://itpacporto.emnuvens.com.br/revista
até às 23:59 de 23 de novembro de 2022 (não haverá prorrogação do prazo).

Diretrizes para autores

1. Podem ser redigidos em língua portuguesa ou inglesa.

2. Título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, na língua do texto e ser preciso e informativo. Tipo de letra Times New Roman 12, em Negrito, Centralizado e em Maiúsculo.3. Resumo na língua do texto - elemento obrigatório, seguido, logo abaixo, das Palavras-chave. Os artigos em língua inglesa ou espanhola devem ser acompanhados do Resumo e Palavras-chave em português (de 3 a 5 termos- *não repetir palavras do título). O resumo deve ter de 100 a 250 palavras (ABNT- NBR 6028).

4. Resumo em língua estrangeira – elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo na língua do texto (Summary em inglês, seguido das palavras-chave (Keywords em inglês).

5. A apresentação deve obedecer às seguintes orientações:- Editor de texto compatível com Windows;
- Tamanho do papel: A4;
- Alinhamento: Justificado para o texto e à Esquerda para as Referências;
- Espaço entre linhas: 1,5 cm (para o texto); 1,0 cm (para o resumo);
- Recuo primeira linha: 1,25cm;
- Tipo de letra: Times New Roman;
- Margem: Superior e Esquerda – 3 cm; Inferior e Direita- 2cm;
- Tamanho do Arquivo: Até 2 Mb;
- Tamanho da fonte:
- No título do artigo (a primeira letra do título do artigo deve ser maiúscula, negrito) = 14;
- Na titulação (nota de rodapé) = 10;
- No resumo = 10;
- Nas palavras-chave = 12;
- Na redação do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) = 12;
- Nas citações longas = 10;
- Nas referências = 12.
- Só serão aceitos, no máximo, 6 (seis) autores por artigo.6. Os textos devem ser enviados por meio do formulário de submissão. Deve constar a área do conhecimento a que pertence o artigo, conforme classificação da Capes;7. Os artigos assinados, assim como a exatidão das Referências, são de responsabilidade exclusiva dos autores;8. Após as correções sugeridas pelos relatores (avaliadores "ad hoc"), o autor deve retornar à editoria da revista uma cópia definitiva da versão corrigida. Incluir aqui identificação dos Autores (SOBRENOME, Nome), a forma como o nome deve ser citado e resumo das respectivas biografias (identificação) em Nota de Rodapé.9. As normas para Citação devem seguir a ABNT- NBR 10520, autor-data. As entradas, pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título, devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, no final da citação, em letras maiúsculas. As transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As transcrições com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10 e sem aspas.10. As Ilustrações e Tabelas devem ser numeradas e impressas juntamente com o original e gravadas no mesmo arquivo do texto original. Seguir as Normas de Apresentação Tabular, conforme IBGE para as tabelas e ABNT para as ilustrações. Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (mesmo que seja do próprio autor – Fonte: Elaborado pelo Autor), legenda e notas (se houver).11. Referências: a ordenação da lista deve ser alfabética, normalizada segundo a ABNT-NBR 6023:2018. As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples, e separadas entre si por espaço duplo. Os títulos deverão ser destacados com negrito. Referências em Notas de Rodapé não serão aceitas. As URs (links) das referências online devem estar ativas. Inserir os links DOI quando possível.12. O itálico deve ser utilizado apenas para palavras em idioma diferentes do da língua do texto.13. As pesquisas que necessitam de aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) devem trazer o número de protocolo de aprovação (CAAE) e o Comitê a que foi submetido. O parecer do CEP deve ser enviado na forma de documento suplementar no momento da submissão. O Conselho Editorial se reserva o direito de solicitar informações adicionais sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa.

14. A submissão de artigos é feita apenas eletronicamente. 

IMPORTANTE: - Os arquivos DOC não devem conter os nomes e instituições dos dois autores do artigo.
- A identificação de autoria e informações restritas aos Editores, devem ser incluídas apenas no campo de registro de metadados, durante a submissão eletrônica. Todos os autores devem declarar seu processo, conforme indicado; use a opção Incluir Autor.
- Somente os trabalhos serão realizados dentro do  template oficial da  Revista.

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

As decisões sobre o artigo serão comunicadas por e-mail.

*Para artigos oleados: Depois de Oil ou artigo, enviar, com a versão atualizada do autor, os dados de identificação da autoria e nome como deve ser citado (ver item 8).

Declaração de Direito Autoral

A revista reserva-se o direito de fazer, a nós, alterações originais, normativas, ortográficas e gramaticais, com vistas a manter ou cultivar a língua, respeitando, por bem, ou o estilo dos dois autores. Uma prova final não será necessariamente enviada aos autores. Os trabalhos publicados tornam-se propriedade da revista. As opiniões expressas pelos autores dos dois artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outros fins ou para terceiros.